domingo, 3 de janeiro de 2016

Criação do bicho da laranja.


Na verdade, creio que podemos chamá-lo de bicho da fruta, pois, ele se reproduz em várias delas, tais como: a parte branca da casca da melância, melão,mamão e banana entre outras.
As Larvas do mesmo, demoram em media 12 dias para chegar ao estado adulto e exigem reposição constante das frutas e tem tempo de vida media em 50 dias.
Basta consultar a Internet, pois existem vários vídeos informando ou indicando como se faz a criação do mesmo, eu particularmente percebi que aqui em Curitiba/Pr,  a criação só dá resultado nos meses quentes do ano ou seja, a partir de novembro, especialmente nos dias com muito sol, pois o calor parece fazer a diferença no desenvolvimento dos ovos e larvas.
Para minhas criações, uso uma bombona plática nas seguintes dimensões:
40cm de comprimento x 20 cm de largura x 30 de altura, bem como:
1-Coloco uma porção de 1 kg de  farelo de trigo e a mesma quantidade de quirera de milho grossa UMEDECIDAS;
2-    Acrescento  na mesma, algumas laranjas cortadas pela metade;
3-    Para proteger das interpéries, coloco sobre a bombona um pedaço de ripão de 5cm de altura no comprimento pouco maior que 30 cm.
OBS: A altura do ripão é para proporcionar uma abertura para a vespinha entrar no recepiente e botar.
4-    Sobre o ripão, cubro com outro pedaço de telha eternite nas mesmas dimenções e pesos sobre as mesmas.
Quem se der ao trabalho de criá-los deve estar ciente que com o tempo, a mistura irá apodrecer e vai exalar um cheiro desagradável, portanto, o recepiente deve ser colocado em local ensolarada num espaço no quintal da casa.
Outra dica é como separar as larvas para pescar:
1)- Colocar uma parte da mistura “podre” numa outra vasilha e acrescentar farelo de trigo e quirera e mexe-la usando uma luva para isso;
2) Com a claridade, as larvas irão para o fundo da vasilha, então, ir aos poucos retirando a nova mistura colocada;
OBS: Para facilitar este trabalho, uso um pote de sorvete no qual faço inúmeros furos de até 5mm, os quais farão a vez de uma peneira, separando assim a mistura das larvas.
 

Larvas da laranja ou bicho da laranja
Provavelmente Hermetia illucens
Características: Possuem larvas de 2 cm de comprimento muito apreciada pelos peixes, e inclusive pescadores as usam para isca, por serem muito atrativas aos peixes na natureza.


Evidentemente as ilustrações acima demonstram as fases de criação, então, as larvas “branquinhas”  são as ideais para iscas nas pescarias, porém, vão ao longo dos dias se trnasformando em “larvas pretas” e estas posteriormente em vespas, daí o ciclo se repete.
Assim sendo, as larvas pretas , devem ser retiradas da criação e colocadas em outro recepiente, pois assim,  que se transformarem em vespas irão botar novos ovos e dão continuidade ao processo.
Como acima foi mencionado é importante a reposição das frutas.
Agora só falta uma coisa....

Mãos à obra.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcos hj mesmo tava lidando com os meus bichos tava cheio de bichos pretos já então tive que separa-los mas da bastante trabalho mexer com esses bichos já tirei uns pra pescar amanhã no parque São jose

    ResponderExcluir
  3. Olá Eduardo, como falei no artigo, a melhor forma de separá-los da mistura úmida e podre é de fato colocar uma nova quantidade de farelo e quirera, depois de separá-los tanto num pote ou peneira nas dimensões informadas, a nova mistura com a velha pode ser usada para nova criação, que aliás, já podem conter ovos das vespas que se formaram com os bichos pretos.

    ResponderExcluir
  4. qual é a melhor época pra se criar os bichinhos da laranja e qual é a melhor mistura pra eles ficarem branquinhos???

    ResponderExcluir
  5. daria pra publicar as respostas destas minhas perguntas num vídeo, neste blog mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Marco onde consigo comprar a larva da laranja..

    ResponderExcluir
  7. Marco onde consigo comprar a larva da laranja..

    ResponderExcluir