segunda-feira, 5 de julho de 2010

LIXO....PROBLEMA OU SOLUÇÃO


“NA NATUREZA NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA"
Tomando por base esta realidade, hoje em dia está na MODA todo mundo falar da preservação do meio ambiente, entretanto, ações efetivas de nossa parte, não são tão contundes como deveriam.
Parte disto é porque nem sempre estamos conscientes do tempo de durabilidade, que o lixo que produzimos,leva para se decompor na natureza, então, os dados a seguir, nos darão uma idéia:
. Papel comum: de 2 a 4 semanas
• Cascas de bananas: 2 anos
• Latas: 10 anos
• Vidros: 4.000 anos
• Tecidos: de 100 a 400 anos
• Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
• Couro: 30 anos
• Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
• Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
• Chicletes: 5 anos
• Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
São inúmeras ocasiões, que pela ocorrência de chuvas, as cidades sofrem alagamento, os quais são oriundos pela NÃO consciência das pessoas, que acabam jogando o lixo na rua e estes entopem bueiros e galerias de águas pluviais e as conseqüências nem precisam de explicação.
No Brasil, são geradas diariamente 241 mil toneladas de lixo e destas 90 mil é de lixo domiciliar.( dados não atualizados)
Curitiba foi a primeira capital que se preocupou com o problema e á anos atrás criou a campanha do LIXO QUE NÃO É LIXO que permanece até hoje e continua recebendo título de campeã na reciclagem do lixo.
A partir daí, outras cidades brasileiras passaram a adotar o mesmo procedimento, o que originou outra atividade, proporcionando renda á famílias carentes, que ainda hoje, são pessoas classificadas como CATADORES DE LIXO, no mais puro preconceito e desvalorização do ser humano.
Infelizmente, grande parte de nossa sociedade é hipócrita, mesmo porque, são os primeiros á poluir as ruas descartando seus lixos, como já foi apresentado um programa de televisão, demonstrando tal comportamento.
Mais as coisas aos poucos estão melhorando, pois mais de 50% do lixo ORGÂNICO domiciliar, devidamente separado, pode ser transformado em adubo e para tanto, várias cidades já possuem usinas de compostagem.
E para finalizar, nossa contribuição está baseada no seguinte:
Auxiliarmos na redução da exploração de recursos naturais, pelo retorno de materiais ao ciclo econômico;
Reduzir a quantidade de lixo que necessita de disposição final, aumentando a vida útil dos aterros sanitários;
Separarmos o lixo orgânico, para que sofram o processo de compostagem, já mencionados, enfim adotar como norma a questão dos “4R”:
“REPENSAR -REDUZIR -REUTILIZAR - RECICLAR”

Nenhum comentário:

Postar um comentário