domingo, 6 de fevereiro de 2011

PROJETO AMBIENTAL – ÁGUAS DO AMANHÃ


SUA OPINIÃO
A quem cabe a responsabilidade de despoluir nossos rios: governo ou sociedade? Deixe seu comentário.
Tal pesquisa,faz parte de uma enquete de um de nossos jornais, que também patrocinára tal projeto, o qual,diz respeito á forma em que se encontra o nosso principal rio do Paraná, do qual certamente, as pessoas só o conhecem pela atração turística que ele representa, chamada as Cataratas do Iguaçú.
A capital paranaense e Região Metropolitana é presenteada pela natureza, pois entre tantas outras belezas naturais, nela se encontram vários rios, dos quais, os mais importantes posso citar:
Atuba, Belém, Barigui, Passaúna, Ribeirão dos Padilhas, Irai, Miringuava, Verde,Varzea e todos acabam desaguando no referido rio Iguaçu.
As nascentes destes rios, pelo que se conhece, possuem águas cristalinas, razão pela qual o poder público estabeleceu importantes APAs ( Áreas de Proteção Ambiental), incluindo o fato de que de alguns deles se formaram barragens, pensando no abastecimento de água potável á população da capital e RM, tais como: Passaúna, Piraquara, Pinhais, São Jose dos Pinhais.
Tudo isto parece ser muito bonito, para quem não conhece a nossa realidade, que não é nada diferente do que acontece nos demais rios de nosso estado e por extensão á todos os rios do território brasileiro.
Bem, particularidade que não é só nossa, diz respeito á poluição que encontramos nos rios acima citados, que como consequência se expande e se avoluma no nosso famoso Rio Iguaçu.
Respondendo á quem cabe a responsabilidade de despoluir nossos rios, a resposta imediáta e principal é do poder público.
Existe algumas ações, tais como: rede de coleta de esgotos domésticos, exigência de estação de tratamento de esgotos para parte da empresas existente ao longo dos mesmos,coleta de lixo e depósitos apropriados para os mesmos, entre outras.
Porem, são insuficientes, que deveriam ser ampliadas, especialmente pela expansão populacional, cujo problema, senão maior, tem importância na preservação ambiental, já que as autoridades em geral, fecham os olhos e permitem a ocupação desordenada, na beira dos rios mencionados e pior, nelas o que agrava o problema e a falta ou existência insuficiente de coleta de lixo e saneamento básico.
Assim considerando, não se pode culpar exclusivamente esta população, pela poluição que causam, se bem que em parte de algumas regiões, existe o atendimento á tais necessidades, portanto, cabe á sociedade ajudar na despoluição.
Claro que para vocês, talvez não tenha nenhuma importância este artigo, por que estou falando de minha cidade,. então, encerrando, posso afirmar que CURITIBA NÃO É MAIS A CAPITAL ECOLÓGICA DO BRASIL, exceto na propaganda oficial, sacaram?
E na sua cidade, as coisas são parecidas?
Coincidência, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário