sábado, 22 de novembro de 2014

Novo início das pescarias das tilápias.

Pois é pessoal :
Não tem sido fácil manter atualizado meu blog, mesmo porque, somente agora estou voltando às pescarias das tilápias, por enquanto,  no Parque São José, antigo PAVOC, onde aproveito para fazer minhas caminhadas e depois evidentemente tentar a sorte com as tilápias.
Para informação dos interessados, embora não pareça.  lá alem das mesmas, tem carpas, bagres, caras, traíras, lambaris, etc, com a vantagem de ser um local muito bem cuidado pela Prefeitura de S.J. dos Pinhais.
Além disso, segundo informações, alguém soltou no local perto de 30 mil alevinos das mesmas, portanto, para passar o tempo, dependendo do dia e do pesqueiro, dá  para capturar inúmeros exemplares, na média de até 10 cm,  que obviamente são soltos em seguida, de forma que, as horas vão passando de forma agradável.
Nesta última semana, fui duas vezes pescar a noite, numa parte do lago, onde muitos tem pego tilápias de grande porte, Quarta feira passada, fui pela primeira vez e tive duas linhas estouradas. que outro pescador disse tratar-se de carpa capim, más fico duvidando, porque nunca vi este peixe atacar a isca de bicho da laranja???
Segundo ele e outros, não sei qual a espécie da tilápia que dá no local, mais os mesmos "viciados", dizem  que as tem capturado inclusive durante todo o inverno e por incrível que pareça, elas não se espalham para outros locais do lago.
Como os pesqueiros são num local sem iluminação do parque, todos tem usado star lite, tamanho 25mm, adaptados em boinhas de isopor, bem como, as varas mais utilizadas são as de 3 metros e no máximo 4 metros, emenda longa ou curta sem aquela ponteira fina e a linha 30mm e os anzóis de tamanho tradicional para o porte das tilápia e a isca mais utilizada são as massas.
Fora estes detalhes, por segurança,  sempre é bom estar acompanhado de outros pescadores, porque tanto nós e nossos carros ficam próximo aos pesqueiros, lembrando que o local é isolado do estacionamento do parque e facilita o transporte das tralhas e sempre ficamos de "olho" para qualquer problema.
Como deixei de frequentar o Capivari ( Recando do Sabiá) a dois anos, não tenho motivação alguma de voltar ao local, por algumas razões:
a) O nível das águas está muito baixo devido a falta de chuvas, sendo que em alguns pesqueiros é preciso descer uns 30 metros no mínimo;
b) Só estão saindo tilapinhas e provavelmente está havendo a desova das mesmas;
c) Desde a última temporada que disseram ter saído muito peixe, lamentavelmente o pessoal tem pescado com garateia na lambada;
d) A Copel mandou o Tadeu desmanchar os locais abrigados ( quiosques onde havia mesas e bancos,  com luz, água e banheiro) as churrasqueiras ao longo dos bosques, etc;
e) Além destes motivos é que desde então, não posso mais, ficar duas ou três noites pescando e a despesa para uma única noite não compensa, já que sempre ia sozinho devido as tralhas;
f) Fora tudo isso, ainda dá para pescar as tilápias em outros locais próximos como as Cavas do Santa Cecília e até no Capão do Pinho, entre outros pesqueiros,  se bem que as pescarias só serão produtivas, no final de dezembro em diante, então, até lá, me divirto no PAVOC.
Até a próxima.