quarta-feira, 11 de junho de 2014

Melhores datas para pesca em rios em 2014

Olá pessoal!

Com certeza não só eu, porém muitos outros especialmente os  ( "APOSENTADOS), passam parte do dia procurando se ocupar com alguma atividade e no meu caso,  agora no inverno, é passear de ônibus pelos inúmeros bairros de Curitiba e cidades da Região Metropolitana, visto que  "NÃO PAGO PASSAGENS" e fora dos horários de pico, dá para sair de um ônibus e entrar em outro nos terminais de integração com a maior facilidade,  aliás, sem qualquer "BAIRRISMO", nossa Capital ainda possui o "MELHOR" sistema de transporte de passageiros e muitos ainda reclamam.
O que tenho notado aqui e creio ser o problema nas demais cidades de qualquer estado é sem duvida alguma,  a quantidade de carros que trafegam nas vias e rodovias e em muitos deles, está apenas o motorista, então "dá-lhe os engarrafamentos" , assim sendo, em nosso caso em particular, ( afirmam as pesquisas),  somos a capital com o maior número de veículos circulando nos horários de pico.
Más afinal, que importância há em se falar de trânsito se nosso principal interesse são as pescarias? 
Então, vamos ao que interessa:
Ontem recebi a visita de dois companheiros do Capivari, o Edenilson e o Julio. O papo girou sobre a temporada da pesca da tilápia lá na represa, especialmente no Recanto do Sabiá, que foi algo extraordinário neste ano. O Edenilson especialmente é um dos CAMPEÕES desta pesca e falou que teve ocasião em que pescou mais de 50 quilos da mesma numa única noite e não se tratava de "ESTÓRIA DE PESCADOR", pois tal fato foi confirmado pelo Julio.
Fora esta questão, na verdade, a visita foi para comprar uma de minhas varas " especiais" de carbono, emenda longa para a pesca da tainha, pois ele e outro companheiro lá do Capiva, pretendiam ir pescá-las na Colônia Descoberto em Guaratuba, como de fato foram e soube que ele pegou 13 taínhas de bom porte e o Edson sete delas até a hora de almoço. Amanhã, quinta feira, vou ligar para saber como foi a pescaria no restante do dia.
Enfim, para quem acompanha meu blog, já falei em outra ocasião como é "EMOCIONANTE"  a pesca deste peixe.
Más entrando no assunto de hoje, pesquisei na internet e encontrei um site que informa as melhores luas para pescarias em rios, vide abaixo:
Ora, certamente é preciso que os interessados vão aos calendários e consultem as fases lunares em cada mês, para confirmar ou não se as dicas são procedentes. Particularmente penso que tudo depende do peixe que se pretenda pescar e principalmente da região onde se pescar. Penso que aqui no sul agora no inverno as coisas possam mudar de figura e por outro lado, acredito é necessário levar em conta outros fatores, um dos quais, são as chuvas que como pode ser de conhecimento de todos, o que choveu aqui no Paraná não foi brincadeira.
No mais, minha gente, um abraço á todos.
P.S- Quem desejar fazer algum comentário, favor fazê-lo pelo meu email: marcãocapivari@ymail.com.
Legenda da relação de influência da lua na pesca
NeutraRegularBoaÓtima
NovaCrescenteMinguanteCheia

domingo, 1 de junho de 2014

Já faz algum tempo...

Olá Companheiros!
Pois é, a última postagem foi em agosto/2013, falando da pesca da tainha na Colônia Descoberto, daí, chegou dezembro e o esquema era voltar às tilápias no Capivari, entretanto, por problemas no coração, fiquei apenas na "vontade", más não perdi o contato com os demais companheiros, que aliás, nos relatos disseram que foi uma temporada surpreendente, digna de lembrança dos tempos antigos, onde se capturava inúmeros exemplares de "grande" porte. Um deles me contou no telefone, que numa única noite capturou aproximadamente 50 quilos das mesmas, aliás, ele sempre foi um dos "" bons"" pescadores deste peixe.
Pelo fato desta temporada ser bastante piscosa, mesmo durante os dias da semana, o Recanto do Sabiá estava bastante frequentado e em algumas ocasiões  houveram discussões dos pescadores em torno de lugares para pescar. Imaginem então "nos finais de semana"?
Ora, apesar do meu problema de saúde, evidentemente não deixei de ir em busca das "meninas" e o local escolhido foi a tradicional cavas do pesqueiro Santa Cecília em S.J. Pinhais. Nas inúmeras ocasiões que por lá estive, nem sempre me dei bem, más quando acertava o dia, sempre pegava pelo menos um exemplar acima de quilo e o mais interessante é que isto acontecia invariavelmente em torno das 10 horas da manhã, dá para acreditar? Bem, na temporada toda, até o início do mês de abril, peguei em torno de 12 tilápias, que certamente "valeu a pena".
Agora estamos entrando na estação outono/inverno e muitos voltarão à pesca da tainha, porém soube por um amigo em comum de uma "malandragem" dos "donos dos pesqueiros" pessoas que leva os pescadores nos inúmeros pesqueiros da Colônia Descoberto, ou seja:
" No início da temporada, eles mantem os pesqueiros "bem abastecidos" de cevas e o pessoal acaba capturando muitas tainhas, entretanto, na medida que isto se espalha, eles não colocam cevas em todos e quem tiver o "azar" de ser levado à algum deles, só vai dar "banho" nas iscas".
Ora imaginem vocês:  Chegar ao local as 6 horas da manhã, ficar ancorado num dos pesqueiros até pelo menos as 16 horas e nada pegar?
Por via das dúvidas, convêm exigir que "ELES" coloque bastante ceva na hora de ancorar nos mesmos, pois, "grosso modo" o que interessa aos mesmos  "é faturar".
Para aqueles que tem  "" motor de popa"", o macete é alugar um barco, levar a ceva ( Pão velho), abastecer o pesqueiro escolhido, com a possibilidade de "se dar bem".
No meu caso, independente da questão da saúde ( agora estou melhor), não pretendo voltar ao local nesta temporada, pois é muito sacrifício para um JOVEM DE 68 anos:
Sair daqui de Curitiba as 4 horas da matina, onde evidentemente não se "dorme" na expectativa de não perder a hora;
Chegar ao local as 6 horas, ficar o dia inteiro ancorado no pesqueiro com chuva ou sol  e pior;
Dependendo do dia, enfrentar um calor insuportável, bem como,  o sol e sem meios de armar um guarda sol;
Ser bombardeado pelos mosquitos (" maruí" os famosos porvinha) e  haja repelente;
E quando não se pega nada?
Depois encarar a viagem de volta bastante esgotado.
A solução seria alugar um "quarto" numa pousada do local e voltar na manhã do dia seguinte, porém, só se os companheiros toparem????
Más como diz o "velho deitado": PESCAR É SOFRER NO PARAÍSO.
Assim sendo, até a próxima, com um forte abraço á todos.